quarta-feira, 15 de junho de 2011

DIA DO PROPAGANDISTA - SINDIPROVEPE

NO DIA DO PROPAGANDISTA VOCÊ JÁ TEM O QUE FAZER, VENHA CURTIR O SEU DIA E REVER OS AMIGOS.



Será a maior festa em comemoração ao nosso dia, vamos curtir beber e dançar com a BANDA SANTA CLARA. DIA 16/07/2011, DAS 12H ÀS 18H.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

OMS faz alerta sobre riscos à saúde associados ao cigarro

No dia 31 de maio é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo destacar os riscos à saúde associados ao cigarro e cobrar políticas eficazes para a redução do consumo. As doenças do tecido ósseo, por exemplo, apesar de muitas vezes não estarem relacionadas às toxinas do cigarro, são uma realidade segundo o ortopedista Leonardo Rocha, Chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Para o profissional, os malefícios podem ser graves. “A nicotina compete com o organismo na absorção de cálcio, pois inibe a produção de osteoblasto, que é responsável pela síntese de componentes orgânicos na matriz óssea. Já o monóxido de carbono, principal substância do cigarro, é extremamente venenoso, pois ele reduz em até 15% a capacidade do sangue de transportar oxigênio”. Com a diminuição dos níveis de oxigênio no organismo, os ossos tornam-se mais frágeis e perdem a densidade.
Neste estágio, os fumantes ficam suscetíveis à osteoporose, um processo caracterizado pela perda de minerais. Os ossos ficam, portanto, mais finos e muito mais fáceis de quebrar. As pessoas suscetíveis a essa doença podem sofrer fraturas após pequenas quedas ou com o mínimo de impacto. “Além disso, a baixa resistência dos ossos prejudica a recuperação depois de uma cirurgia e torna mais lenta a reação do organismo a tratamentos médicos. O fumo retarda a cicatrização afetando toda a cadeia inflamatória”, afirma Leonardo Rocha. Por todos esses fatores, os fumantes também têm maior possibilidade de ter algum problema na coluna vertebral. Ainda ficam sujeitos à amputação de membros devido a um distúrbio no sistema circulatório que gera coágulos dentro do vaso sanguíneo (tromboembolismo).
Nunca é demais reforçar que segundo dados do Ministério da Saúde, o fumo é responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil. Depois da hipertensão é a segunda maior causa de morte do mundo. Também causa câncer, impotência sexual, complicações na gravidez, aneurismas, úlcera, infecções respiratórias e cardiovasculares.

(Redação - Agência IN)

Dicas para incentivar boa alimentação das crianças

Para que uma criança crie hábitos saudáveis em sua alimentação é muito importante que os pais as incentivem a comer grãos, legumes, verduras e frutas, alerta a Dra. Vanderli Marchiori, nutricionista. “Faça as refeições junto com os seus filhos, estimule o consumo de legumes e frutas e, se possível, prepare os alimentos na companhia deles de forma a mostrar a importância de uma alimentação saudável para toda a vida”, afirma ela.

Vanderli chama a atenção para a importância de se consumir carboidratos, principalmente os integrais. “Para um bom desenvolvimento, de 50% a 60% da alimentação da criança deve ser composta por carboidratos. Deve-se dar preferência aos integrais, por serem ricos em fibras, ao serem quebrados, atingem a corrente sanguínea mais lentamente, deixando a criança satisfeita por mais tempo”.
A Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) também destaca os benefícios nutricionais do macarrão na alimentação infantil. “As refeições com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente” diz Claudio Zanão, presidente da Abima, citando uma das resoluções do Consenso Científico para a Saudabilidade da Massa, documento elaborado por 16 renomados especialistas de 13 países.
Vanderli sugere que os pais incluam, no café da manhã e lanches da escola, pães e biscoitos integrais. “Assim, a criança já vai se acostumando aos grãos. O macarrão, também integral, pode ser consumido no almoço e no jantar com molhos menos calóricos e, se possível, incluindo algum tipo de vegetal em seu preparo, por exemplo: macarrão com brócolis e tomate e macarrão a bolognesa com cenoura”, diz.
Uma dieta equilibrada também ajuda a reduzir os riscos da obesidade na infância. Segundo pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade já é uma epidemia no Brasil. Os resultados do estudo mostraram que o sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.

(Redação - Agência IN)

Bactéria letal faz mais duas vítimas na Alemanha

A epidemia provocada pela cepa mortal da bactéria E.coli provocou a morte de mais duas pessoas na Alemanha, anunciaram nesta quinta-feira as autoridades do país, o que eleva o balanço de vítimas fatais a 27.

Segundo o Instituto Robert Koch, que contabiliza o número de infectados e vítimas na Alemanha, 18 pessoas morreram vítimas de complicações renais e oito após a infecção pela bactéria, mas sem revelar os sintomas mais graves. Outra pessoa faleceu na semana passada na Suécia, após uma viagem à Alemanha.

Na terça-feira, o Instituto Robert Koch informou pela primeira vez "uma leve queda na quantidade de novos casos". Nesta quinta-feira, o instituto destacou que prossegue a tendência de queda do número de novos casos.

A busca segue para identificar a origem da contaminação por uma cepa rara e muito virulenta da bactéria E.coli entero-hemorrágica (Eceh), que provoca diarreia e pode causar trastornos renais, às vezes fatais.
(Redação com AFP - Agência IN)